Procure valores e não preço

Postado em 18 jun, 2015 - Blog, Dicas
Procure valores e não preço

Trocar experiências é sempre muito bom! Fotógrafos e diagramadores, em geral trabalham de uma forma mais solitária em seus “mundinhos”. Quando temos a oportunidade de trocar idéias com nossos colegas de profissão é sempre muito produtivo.

Recentemente tive uma dessas conversas de bastidores e dela surgiu a idéia de criar um post diferente. Que não falasse de assuntos técnicos relativos ao design de álbuns, mas sobre o real valor que um diagramador pode agregar ao trabalho de um fotógrafo. Um post colaborativo e bemmm interessante. O conteúdo foi escrito em parceria com o também designer de álbuns Celso Modoneze.

A idéia é apresentar os valores intangíveis que você pode não se dar conta ao contratar um diagramador para te auxiliar. Listamos alguns pontos importante:

A parceria gera bons negócios.

É muito importante que exista uma sinergia entre o fotógrafo e o diagramador. Serão parceiros e o trabalho de um complementa e enalteceo do outro. O diagramador vai valorizar ainda mais a narrativa, destacar as imagens que irão fazer o cliente suspirar ou aquelas que mostram todo o potencial do fotógrafo. A diagramação do álbum pode mostrar caminhos interessantes para conduzir os próximos ensaios ou coberturas de eventos. Essa troca é sempre muito saudável e produtiva. Um trabalho colaborativo mesmo.

Tendências e criatividade no olhar.

Nesse mundo dinâmico em que vivemos, ter um parceiro que esteja antenado as novidades que o mercado de encadernação / impressão oferece e as tendências de design gráfico para seus projetos pode ser uma ajuda e tanto. O fotógrafo tem muitas atribuições e poder discutir sua estratégia para os álbuns a partir de uma seleção prévia e com quem se dedica a estudar o assunto pode trazer uma boa economia. Afinal, tempo é dinheiro. Bons profissionais estão sempre atualizados, consumindo novos livros, artigos e produtos que inspiram antes da produção do design dos álbuns. Isso é uma qualidade que você também vai encontrar em diagramadores sérios e profissionais.

Curadoria é tudo de bom.

Sabemos o quão penoso é para o fotógrafo e muitas vezes até para o cliente do fotógrafo selecionar as fotos para compor o álbum. O diagramador irá olhar a sua fotografia e extrair o que ela tem de melhor para apresentar ao público de uma forma organizada, com uma narrativa que faça sentindo e com o objetivo de prender a atenção do espectador. Sem apego emocional e olhando de fora o resultado fica melhor.

Por álbuns de qualidade.

Já imaginou o quanto o cliente vai valorizar o álbum se souber que o fotógrafo tem a preocupação de compor sua equipe de trabalho com um profissional dedicado e especializado na criação dos álbuns? Certamente ficará claro que a intenção é oferecer o que há de melhor. Qualidade sempre!

E isso não é tudo. Tem mais dicas bem interessantes no Blog do Celso. Corre lá pra terminar de ler esse post!

post_ok